CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
SERVIÇO OFERECIDO: CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
O QUE É?
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) É UMA UNIDADE PÚBLICA ESTATAL DESCENTRALIZADA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SENDO RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO E OFERTA DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS) NAS ÁREAS DE VULNERABILIDADE E RISCO SOCIAL DOS MUNICÍPIOS E DF.
ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DESTE SERVIÇO
O CRAS PROMOVE A ORGANIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DAS UNIDADES DA REDE SOCIOASSISTENCIAL E DE OUTRAS POLÍTICAS. ASSIM, POSSIBILITA O ACESSO DA POPULAÇÃO AOS SERVIÇOS, BENEFÍCIOS E PROJETOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SE TORNANDO UMA REFERÊNCIA PARA A POPULAÇÃO LOCAL E PARA OS SERVIÇOS SETORIAIS.
PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
DEPENDE DO SERVIÇO OFERTADO AO USUÁRIO, POIS NO CRAS SÃO OFERTADOS VÁRIOS SERVIÇOS, COMO: PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF) E O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (SCFV). NO CRAS, OS CIDADÃOS TAMBÉM SÃO ORIENTADOS SOBRE OS BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS E PODEM SER INSCRITOS NO CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL, ENTREGA DE BENEFÍCIOS EVENTUAIS, ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADOS E EM GRUPO PELA EQUIPE DE REFERÊNCIA ( ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS).
REQUISITOS
FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE GRAVE DESPROTEÇÃO, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSOS, CRIANÇAS RETIRADAS DO TRABALHO INFANTIL, PESSOAS INSERIDAS NO CADASTRO ÚNICO, BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC), ENTRE OUTROS.
FORMAS DE ATENDIMENTO
OS USUÁRIOS PODEM SER ATENDIDOS DE FORMA INDIVIDUAL, GRUPAL E EM VISITAS DOMICILIARES.
REGULARIDADE DA OFERTA
SEGUNDA FEIRA A SEXTA – FEIRA
TAXA / TARIFA
GRATUITO
DOCUMENTOS
CPF. RG, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, COMPROVANTE DE RENDA, NÚMERO DO NIS
FORMAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
DEMANDA ESPONTÂNEA, DENUNCIAS, BUSCA ATIVA, VISITAS DOMICILIARES, ENCAMINHAMENTOS E ORIENTAÇÕES.
INFORMAÇÕES DE ACESSO
RUA RODRIGO CARVALHO, 736 “A” CENTRO.
METODOLOGIA UTILIZADA
REALIZA PLANO DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR: PLANEJAMENTO CONJUNTO ENTRE A(S) FAMÍLIA(S) E PROFISSIONAIS (PSICÓLOGO E ASSISTENTE SOCIAL) DO CRAS PARA QUE A FAMÍLIA SUPERE SUAS DIFICULDADES E ALCANCE SEUS OBJETIVOS. ATRAVÉS DAS AÇÕES PARTICULARIZADAS OU EM GRUPOS COM FAMÍLIAS USUÁRIAS DOS BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DISCUTE TEMAS QUE CONTRIBUAM À VIDA FAMILIAR E AO FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS. REALIZA AÇÕES NA COMUNIDADE QUE ESTIMULEM À CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA, DIVULGAÇÃO DO ACESSO AOS DIREITOS, A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA CONSTRUÇÃO DA VIDA PÚBLICA DO SEU TERRITÓRIO ETC.
LOCAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
CRAS, COMUNIDADES RURAIS, ESCOLAS, SCFV – IDOSOS E SCFV- CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSOS E GESTANTES
PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA O ATENDIMENTO
10 A 20 MIN
PADRÃO DE QUALIDADE ESPERADA
BOM
AGENDAMENTO
NÃO FAZEMOS AGENDAMENTO.
Horário: 7:30 às 13:30
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